Carrinho - R$ 0,00
« Página anterior

A gestão empreendedora em educação

A gestão empreendedora em educação

R$ 50,00


O livro vem retratar e exemplificar a ação de gestão, de planejamento estratégico na ação escolar e os consequentes resultados obtidos.

.


  • Descrição

    Descrição do produto

    O livro A gestão empreendedora em educação: transformando escolas boas em excelentes e os desafios das redes de ensino vem preencher uma lacuna importante no atual momento de discussão sobre os rumos da educação no país: a gestão empreendedora em educação e seus resultados. A educação em geral é discutida sob dois aspectos: o da sala de aula e o das grandes políticas educacionais. Nesta linha, fica a impressão de que, definidas estas áreas de ação, o chão da escola e as leis e regras norteadoras, o resto simplesmente acontece. Ao diretor e aos coordenadores cabem apenas a elaboração do planejamento do calendário escolar e do projeto pedagógico, que se resume, em geral, a uma proposta filosófica da escola, e praticamente comum a todas as outras. O livro vem retratar e exemplificar a ação de gestão, de planejamento estratégico na ação escolar e os consequentes resultados obtidos. Para embasar esta questão, são descritas três experiências vividas na linha da gestão: a primeira na capital do Rio de Janeiro (IST-Rio), a segunda no interior do estado do Rio de Janeiro (CPTI-Petrópolis) e a terceira na esfera da Diretoria de Ensino Superior (DESUP), todas no âmbito da Rede FAETEC. Em cada caso são descritas a memória do processo de gestão, as lições aprendidas e de reflexões sobre a ação gestora. Na memória são registrados os momentos que ilustram a ação gestora. Nas lições aprendidas, as ações e seus resultados frente à teoria administrativa, sempre com uma referência básica de análise para discussão. Nas reflexões, propostas das quais podemos nos apropriar para melhorar a escola. No “pano de fundo”, a importância da gestão no processo escolar, as nuances de gestão em uma escola tanto na capital como no interior e a questão da gestão em uma rede de ensino. Ao final, é apresentada a questão da ênfase da tecnologia da escola, alguns princípios de ação na área de gestão da escola e uma proposta de reforma estrutural da escola para a valorização do ensino. Lastreando o processo de gestão, os registros nas escolas do SESI-RJ, no ensino básico, e em ações no ensino superior, especificamente em escolas como a UFABC e Unifesp e o Instituto Mauá. Estes são bons exemplos de modelos de gestão, gestão educacional inovadora e de gestores que estão pensando o futuro hoje e aqui no país. Ao longo do caminho da prática gestora, referências contemporâneas de pesquisadores em gestão e a apropriação destes conhecimentos para mudar via gestão a escola. Podemos mudar! A gestão empreendedora em educação é o caminho para esta mudança.

  • Informação adicional

    Informação adicional

    Peso 0.350 g
    Dimensões 23 x 15.5 x 1 cm
    Editora

    Gramma

    ISBN

    9788559682366

    Ano

    2017

    Autor(es)

    Márcio Campos

    Número de Páginas

    202

  • Avaliações (0)

    Avaliações

    There are no reviews yet, would you like to submit yours?

    Be the first to review “A gestão empreendedora em educação”

  • Sobre o Autor

    Marcio Campos

    formado em Informática pela PUC-Rio, com intercâmbio pela University of Illinois, Mestre pela COPPE/Sistemas/UFRJ e com curso de formação em Gestão Escolar pela FGV-Rio. Iniciou suas atividades na área profissional de tecnologia da informação e seguiu carreira universitária. Atua desde os anos 90 em gestão escolar em todos os níveis, do ensino médio técnico ao superior. Foi professor e coordenador do Curso Técnico em Processamento de Dados do Instituto de Tecnologia ORT, professor e coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NuTI) do curso de Ciência da Computação da Bennett, professor substituto da UERJ e da UFRJ, professor de Disciplina do Centro Universitário da Cidade e da Universidade Gama Filho. Na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), foi professor, coordenador e diretor do Instituto de Tecnologia do Rio de Janeiro (IST-Rio), diretor do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação de Petrópolis (CPTI-Petrópolis) e diretor da Educação Superior da Rede FAETEC (DESUP) e da Diretoria de Articulação Institucional da Educação (DAIE). No ensino à distância atua como tutor e no apoio à coordenação dos cursos da Universidade Federal Fluminense no Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino, no curso de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD). É coprodutor e apresentador do programa Ciência em Movimento na TV Rede Petrópolis, programa de entrevistas na área de Ciência, Tecnologia, Educação e Inovação, tendo como um dos temas centrais de pauta a gestão educacional.